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sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Blogs na Educação

Por Ainoã Vieira

O avanço tecnológico tem provocado muitas transformações na sociedade em que vivemos e estas mudanças têm se refeletido diretamente sobre professores e alunos, consequentemente, sobre a escola.
Boa parte dos professores e alunos estão acostumados com uma educação onde não há interação. O professor transmite a informação e o aluno a recebe passivamente. A tecnologia traz justamente a possiblidade de interação, mesmo que seja à distância e isso transforma a forma de ensinar e de aprender, pois agora todos podem dar sua colaboração, todos podem questionar, ...
Que tal  se pudéssemos aliar a tecnologia ao processo de ensino-aprendizagem? Vamos refletir sobre isso assistindo ao vídeo abaixo que fala um pouco sobre o uso de blogs na educação:



O blog é uma ferramenta assíncrona que permite o compartilhamento de informações. Ele já vem sendo utilizado por muitos educadores que têm atingido bons resultados.

São exemplos de blogs educativos:


Em seu artigo Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica, Maria João Gomes afirma que:

Ao constituírem espaços de publicação na web os blogs permitem tornar visível a produção escrita dos seus autores dando assim “voz” às suas ideias, interesses e pensamentos. Participar num blog que tenha uma audiência pode ser um estímulo à reflexão e produção escrita desde que exista uma orientação e acompanhamento nesse sentido. A escola e as actividades nela realizada ficam mais expostas ao escrutínio público mas também mais próximas das comunidades em que se inserem e abrem-se novas oportunidades para o envolvimento e colaboração de diversos membros dessas comunidades.
(GOMES, 2005, p. 313)

Ou seja, um blog pode ser utilizado na educação de diversas formas:
  • Para divulgar ideias e informações especializadas;
  • Para promover debates;
  • Para promover a interação entre os membros de um grupo,etc.
Vale ressaltar, que antes de fazer uso de qualquer tecnologia na educação, é importante analisar quais são os reais objetivos de aprendizagem traçados pelo professor e verificar se a  ferramenta escolhida irá ajudá-lo a atingir seus objetivos. Além disso, deve-se levar também em consideração o público-alvo e quais são as suas expectativas.

Grande abraço,

Ainoã.

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